O Prêmio Inovação Sustentável é uma iniciativa que soma esforços para promover e difundir as políticas de sustentabilidade do Grupo Camargo Corrêa. Lançado em 2008 e realizado a cada dois anos, é dirigido aos profissionais de todas as empresas do Grupo.

O objetivo do Prêmio é identificar e reconhecer esforços para reduzir impactos ambientais e racionalizar o uso de recursos naturais, entre outras ações que possam gerar resultados positivos ao desempenho da empresa. Ele está dividido em duas modalidades: Ideias Sustentáveis (para projetos ainda na fase de concepção) e Práticas Sustentáveis (para iniciativas já em andamento).

Em sua primeira edição, o Prêmio recebeu 425 propostas. Na modalidade Ideias Sustentáveis, venceram os projetos “Canteiro Ecoeficiente”, “Adição de escória ao forno”, “Diversidade na Contratação” e “Fornecedores parceiros da sustentabilidade”. Na modalidade Práticas Sustentáveis, os projetos ganhadores foram “Recuperação de óleo lubrificante usado como combustível alternativo”, “Reciclagem e cidadania” e “Ventura Corporate Towers”.

Na edição de 2010, a iniciativa alcançou 897 inscrições de cinco países (Argentina, Brasil, Chile, México e Peru). Saíram vencedores, na modalidade Ideias Sustentáveis, os projetos “EcoPack: solução verde para as embalagens de cimento”, “Uso de microalgas para captura de CO2” e “Sinaleiro de Sustentabilidade e Sustentômetro”, enquanto as propostas “Veículo Elétrico CPFL Energia”, “Aquisição de madeira sustentável” e “Sustentabilidade no Projeto Minha Casa Minha Vida II” foram os contemplados na modalidade Práticas Sustentáveis.

Em 2011, foi criada a Rede de Inovação Sustentável, um espaço virtual de colaboração para buscar soluções inovadoras. Até o final de 2011, 52% das propostas escolhidas pelo júri no ano anterior já haviam sido aperfeiçoadas, implantadas ou replicadas.

Na terceira edição do Prêmio, realizada em 2012, estiveram envolvidos 1.284 profissionais, que inscreveram 459 trabalhos e representaram 12 empresas do Grupo, incluindo aquelas fora do Brasil. O projeto “Atitude Azul – Programa de Gestão e Consumo Responsável de Água” foi o ganhador na modalidade Ideias Sustentáveis. Já na modalidade Práticas Sustentáveis, agora dividida em seis categorias, saíram vencedores os projetos “Grandes Obras Pela Infância”, “Acquasave® by Tavex”, “Sistema Dilúvio”, “El Velociraptor”, “Empresa CPFL Renováveis” e “Lâmpadas Revitalizadas”.