As Diretrizes Amazônia do Grupo Camargo Corrêa buscam aprofundar o conhecimento sobre a região e definir diretrizes para a implantação de empreendimentos mais sustentáveis nos próximos anos. Na primeira etapa do projeto, foram realizadas consultas a empresas, a organizações da sociedade civil, ao setor público e à academia que atuam e conhecem a região, tais como Instituto Piabirú, Imazon, Fundação Amazônia Sustentável e Universidade de São Paulo.

Com base na percepção e nas recomendações desses públicos de interesse, foram mapeados os riscos e as oportunidades de atuação, considerando peculiaridades relacionadas ao cuidado necessário para operar em biomas sensíveis, à carência de infraestrutura e à necessidade de desenvolvimento de parceiros locais. As diretrizes têm como premissa o planejamento das atividades do Grupo, a fim de garantir o investimento adequado de tempo e recursos para conhecer os aspectos sociais, ambientais, econômicos, políticos e culturais que possam ser impactados pelas operações das empresas e vice-versa.

Assim, nos comprometemos a:

  1. Assegurar o diálogo e o respeito aos valores das comunidades tradicionais.
  2. Investir na formação de profissionais locais para os novos empreendimentos, por meio do fortalecimento das instituições de ensino e de capacitação profissional.
  3. Promover a inovação e o desenvolvimento tecnológico para soluções que minimizem o impacto socioambiental dos empreendimentos.
  4. Fomentar iniciativas comunitárias de produção sustentável e atividades econômicas que valorizem a floresta em pé, a geração de emprego e renda e que promovam a inclusão de fornecedores locais.
  5. Promover o desenvolvimento e fortalecimento de fornecedores locais, que possam ser inseridos em outras cadeias produtivas.
  6. Atuar com transparência e de forma proativa comunicar nossas iniciativas e resultados junto aos diversos públicos de interesse.
  7. Apoiar ações de proteção à infância e adolescência junto a nossos profissionais, fornecedores e comunidades próximas aos nossos empreendimentos.