A Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI) foca sua atuação nos segmentos de imóveis residenciais de alto padrão, prédios corporativos padrão AAA e em projetos de infraestrutura de logística. A empresa desenvolve empreendimentos que se destacam pela qualidade dos produtos e execução, pelos cuidados com o meio ambiente e pela integração com os bairros em que se situam, apoiados por um sistema de gestão de obras eficiente e único no setor.

Visando ao crescimento perene e à manutenção do plano de investimentos, conforme reposicionamento estratégico iniciado em 2013, a empresa concluiu sua reorganização interna em 2015. Importantes medidas foram tomadas com objetivo de melhorar a eficiência e a produtividade, contribuindo para preservar a saúde financeira e o fluxo de caixa. O quadro de funcionários foi redimensionado e os processos foram alinhados em seis pilares: Comercial, Produto, Obras, Suporte Operacional, Financeiro e Jurídico. Para dar suporte e maior autonomia a essa nova estrutura foi concluída em 2015 a implantação do SIGPRO, um avançado sistema integrado de informação e gestão de projetos.

Em 2016, a CCDI completa 20 anos de atuação. Nesse período, entregou 67 empreendimentos.

Segmento econômico

Com uma posição sólida no mercado imobiliário, construída ao longo de 40 anos, a HM Engenharia foca sua estratégia de atuação no desenvolvimento de projetos padronizados para o segmento de habitação de baixa renda, concentrados no programa do governo federal, Minha Casa Minha Vida. Por meio de processos internos bem definidos e verticalizados, opera num sistema de economia de baixo de custo, minimizando assim o risco sobre os investimentos.

Com atuação no interior de São Paulo, a HM Engenharia conta com larga experiência adquirida nesse segmento que, aliada a um rígido controle orçamentário, tem ajudado a empresa a conquistar resultados positivos, mesmo em momentos de estagnação da economia.

O maior destaque de 2015 foi a conclusão de um importante projeto na cidade de Indaiatuba, no interior do Estado de São Paulo, com 2.050 unidades entregues em janeiro de 2016. Em 2015, também foram adquiridos quatro terrenos, localizados em Valinhos, Jaguariúna, Santa Bárbara d´Oeste e Taubaté, dando sequência ao plano de expansão com foco nas periferias e no interior. Em Taubaté, o VGV do empreendimento de 938 unidades habitacionais (casas térreas) é de R$ 160 milhões.

Para 2016, as perspectivas da empresa preveem a volta do nível de operação desejado, incluindo os índices de produção, venda e receita. Serão mantidos os investimentos em novos terrenos. Quanto à expansão geográfica, a HM Engenharia está aberta a novas oportunidades. Um dos mercados de grande interesse no momento é o Distrito Federal.

Socioambiental

Reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, a CCDI aprimorou os processos de gestão e construção, adotou medidas para a redução do consumo de água e da emissão de gases de efeito estufa (GEE), tanto nos produtos em concepção quanto nos canteiros das obras em execução, e implantou práticas e soluções de saúde e segurança do trabalho inéditas no setor imobiliário nacional.

Com essas ações, o ano de 2015 foi marcado pela conquista das certificações de toda a operação da empresa nas normas ISO 9001 (qualidade), PBQP-H A (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat Nível A), ISO 14001 (meio ambiente) e OHSAS 18001 (saúde e segurança do trabalho). A CCDI é uma das poucas empresas do setor de incorporação a possuir a quádrupla certificação em seu escopo completo de atuação.

A ampliação do Programa Boa Vizinhança trouxe clareza e transparência para a relação entre a CCDI e os moradores e trabalhadores no entorno dos empreendimentos, permitindo a antecipação de impactos e a construção conjunta de soluções, com benefícios para todos.

Um reflexo desse compromisso foi a melhoria de percepção de qualidade e satisfação dos clientes. As entregas de unidades atingiram 96% de aceitação na primeira vistoria e na pesquisa anual realizada com os clientes em todas as fases do ciclo de vida do negócio, a CCDI superou o índice de 84% de satisfação.

Outro destaque é o inventário de emissões de gases de efeito estufa (GEE) realizado pela HM Engenharia. O levantamento foi feito em 2014 e em 2015 a empresa constituiu um grupo de trabalho destinado ao desenvolvimento de projetos de melhoria para a redução das emissões de CO2 e, consequentemente, obter ganhos com redução de custos.

Já na esfera social, o empreendimento entregue pela HM Engenharia em Indaiatuba gerou impactos positivos na comunidade. Além de alto número de moradias com baixo custo para a população, o projeto também prevê a instalação de uma creche e uma escola de ensino fundamental, além de ter trazido inúmeras melhorias na urbanização viária do entorno.

Saiba mais sobre a CCDI no www.ccdi.com.br.

Saiba mais sobre a HM no www.hmengenharia.com.br.