Com experiência acumulada em mais de 500 obras ao longo de seus 77 anos de história, a Construtora Camargo Corrêa executa e desenvolve empreendimentos em diferentes segmentos de infraestrutura e construções industriais, como energia, óleo e gás, portos e estaleiros, aeroportos, rodovias, saneamento, mineração e refinarias, entre outros.

Competência técnica, capacidade de realização e busca constante da excelência operacional, por meio do Programa de Excelência Camargo Corrêa (PECC), aliados à ética e programas de controle são diferenciais da empresa, focada em otimizar processos e atividades para gerar valor aos seus clientes, colaborando com o desenvolvimento social nas localidades em que atua.

Em sintonia com as principais tendências globais, a Camargo Corrêa foi pioneira no setor de construção pesada no Brasil ao adotar postura de responsabilidade, reforçando seus programas de controle interno e compliance. A empresa adotou práticas modernas de governança corporativa que visam assegurar um ambiente de negócios ético e sustentável, baseado em competência técnica.

Além de renovar sua alta administração em 2015, a Construtora criou uma Vice-Presidência de Governança Corporativa e Compliance dedicada a fortalecer o trabalho já em andamento de controles internos e conformidade. No decorrer do ano, tomou a decisão de reconhecer e corrigir desvios de conduta apontados em investigações relacionadas a licitações e obras do governo federal. Nesse sentido, firmou acordos de colaboração com autoridades brasileiras, homologados pelo Poder Judiciário, nos quais se comprometeu a ressarcir R$ 804 milhões à sociedade.

Esse compromisso intensificou-se com a atualização do Código de Ética e Conduta, que passou a abranger mais rigorosamente também fornecedores e parceiros. Nesse contexto, foram adotados novos processos operacionais e criado o programa Conheça seu Fornecedor, com procedimentos estruturados de homologação e revisão do cadastro, entre outras iniciativas. Houve também treinamentos sobre atuação ética, normas internas de conduta e atualizações da legislação. Em formatos presencial e e-learning, essas atividades tiveram a participação de mais de 4,8 mil profissionais.

No aprimoramento do sistema de compliance, foi lançado o Programa Interno de Incentivo à Colaboração (PIIC) para permitir a todos os profissionais, inclusive os que já deixaram a empresa, colaborar na identificação de atos investigados no âmbito da Operação Lava-Jato e pleitear as proteções previstas nos acordos de leniência firmados pela empresa.

Socioambiental

O ano de 2015 foi marcado também pelo reposicionamento estratégico do Instituto Camargo Corrêa - ICC, que passou a se dedicar exclusivamente à Construtora. No ano, a equipe do ICC atuou em 43 projetos, dos quais 23 finalizados. Além dos 20 em andamento, outros oito projetos estão em elaboração. Com foco em estímulo ao empreendedorismo e desenvolvimento sustentável das comunidades, as iniciativas beneficiaram mais de 2,7 mil pessoas de comunidades onde a empresa atua, em 11 estados brasileiros.

Destaque em 2015 foi o projeto Tempo de Empreender, no município de Alpestre, no Rio Grande do Sul, que beneficiou uma cooperativa mista agroindustrial familiar, com o fornecimento de maquinário adequado, infraestrutura tecnológica e capacitação técnica em gestão. O resultado foi um aumento de renda e uma melhor qualidade de vida para os trabalhadores rurais.

Em Santo Antonio do Grama, em Minas Gerais, o projeto Novos Sabores do Grama promoveu capacitação técnica para incentivar o empreendedorismo de produtores locais de alimentos, que conseguiram aumentar em 300% a receita da associação local.

Saiba mais sobre a Construtora Camargo Corrêa no www.construtoracamargocorrea.com.br