Uma das dez maiores cimenteiras de perfil internacional do mundo, a InterCement, conta com 40 unidades de produção em oito países e possui capacidade instalada para a fabricação de 47 milhões de toneladas de cimento por ano, além de atuar também na produção de concreto e de agregados.

A empresa é líder de mercado na Argentina, em Cabo Verde, Moçambique e Portugal, e vice-líder no Brasil e no Paraguai – onde recentemente instalou uma fábrica integrada de produção de cimento. Paralelamente, detém posição de liderança nas regiões onde opera na África do Sul (Durban) e no Egito (Alexandria).

Em termos de trading de cimento, o dinamismo da InterCement, que hoje exporta cerca de 10% da sua produção, vem fortalecendo sua atuação na esfera internacional, sendo hoje uma das cinco maiores traders do setor.

A ampla presença geográfica de suas fábricas e a busca constante da excelência operacional, aliadas a uma grande disciplina financeira, asseguram à empresa capacidade de elevada resiliência a diferentes cenários econômicos e, assim, a continuar perseguindo seu objetivo estratégico de manter-se entre as cinco mais rentáveis empresas de cimento do mundo.

A InterCement tem como um de seus principais alicerces de atuação empresarial a construção de parcerias sustentáveis com clientes, fornecedores e comunidades das localidades onde está inserida, estimulando o desenvolvimento harmonioso com os seus stakeholders e assim assegurando a criação de valor sustentável.

Responsabilidade socioambiental

A presença da InterCement nas comunidades das regiões onde está inserida foi fortalecida com a criação do Instituto InterCement, que nasce com programas e projetos em todas as unidades da empresa no Brasil e também com a função de definir as diretrizes para o investimento social privado nos demais países.

O Instituto InterCement pauta sua atuação a partir da expertise acumulada pelo Instituto Camargo Corrêa que originalmente iniciou os principais programas de desenvolvimento comunitário no âmbito das empresas do portfólio de negócios da Camargo Corrêa S.A.. Em 2015, investiu R$ 13 milhões de recursos próprios e de contrapartida de parceiros em 17 municípios no Brasil.

Para os próximos anos, a proposta do Instituto InterCement é trabalhar ainda mais focado dentro de cada linha de atuação. No Programa Infância Ideal, que prioriza ações para crianças, a intenção é concentrar esforços na primeiríssima infância (zero a três anos). No Programa Escola ideal, voltado para a educação básica, o objetivo é incentivar a alfabetização na idade correta, além de uma atuação alinhada com os planos decenais de educação elaborados pelos municípios de atuação em 2015, com o apoio do próprio Instituto.

Nos programas para a juventude, além de promover a geração de renda para os jovens, o Instituto InterCement vai incentivar nas comunidades a identificação de novas oportunidades de negócios de impacto, ou seja, com maior escala e benefícios concretos para a população situada na base da pirâmide social.

Todas as unidades da InterCement possuem grupos de funcionários dedicados à ação voluntária. Pesquisas internas da empresa mostraram um alto índice de engajamento corporativo com o voluntariado: 22% de todos os profissionais, nos oito países de atuação, foram envolvidos em ações dessa natureza em 2015, acima das referências internacionais, que é em torno de 14%.

Saiba mais sobre a InterCement no www.intercement.com.br

Tags: