Quinta, 13 de Novembro de 2014, às 13:59

Quatro grupos produtivos apoiados pelo Instituto Camargo Corrêa participam do Design da Mata

Evento será realizado de 26 a 30 de novembro, na Tidelli, em São Paulo, e reúne mais de 200 artesãos de diversos estados brasileiros

bordadeiras pCooperativa Bordados Natividade, do Rio

A quarta edição do Design da Mata contará com a participação de quatro grupos produtivos apoiados pelo Instituto Camargo Corrêa (ICC). O artesanato produzido pelas cooperativas Bordados Natividade, do Rio de Janeiro, Arte nas Mãos, da zona rural de Apiaí (São Paulo), Sabores do Grama, de Minas Gerais, e Mimo de Mulher, de Pernambuco, serão expostos em São Paulo entre os dias 26 e 30 de novembro, no espaço Tidelli.

Em sua quarta edição, o evento Design da Mata comercializa centenas de artigos únicos que estão carregados de histórias de seus locais de origem. As peças misturam arte, design e artesanato sustentável, produzido com matérias-primas naturais e técnicas tradicionais de comunidades indígenas, caboclas e caiçaras, rurais e urbanas. Mais de 200 artesãos de diversos estados brasileiros vão participar do evento.

Os quatro grupos apoiados pelo ICC estão inseridos na missão do instituto de desenvolver o empreendedorismo comunitário e contribuir para o desenvolvimento sustentável nas regiões onde empresas do Grupo Camargo Corrêa estão presentes. Projetos como o Mineroduto Minas-Rio, desenvolvido pela Construtora Camargo Corrêa, ou plantas de cimento da InterCement (Apiai) ou de tecido da Tavex (Paulista).

Para integrar o Design da Mata os grupos passaram por uma avaliação antes de serem aprovados para participar do evento. Cada grupo enviará os produtos para os organizadores, que cuidarão da exposição e comercialização. Os artesãos passam a ter acesso a um público da maior cidade da América do Sul, sem, necessariamente, precisar vir a São Paulo.

O grupo Arte nas Mãos é composto por 20 mulheres artesãs, de 20 a 55 anos, sendo a maioria residente na zona rural de Apiaí, São Paulo. O grupo produz peças em cerâmica, utilizando a técnica tradicional do rolinho, passada através de várias gerações. Os desenhos nas peças representam a iconografia local.

Já o grupo Mimo de Mulher é composto por mulheres artesãs de Paulista, de Pernambuco. As peças são elaboradas em tecido 100% algodão e modeladas, serigrafadas e bordadas à mão.

O grupo Sabores do Grama reúnem mulheres da pequena Santo Antônio do Grama, em Minas Gerais, em uma unidade de produção do tradicional doce mineiro. Utilizando produtos frescos produzidos na região e com muito carinho no preparo, as tradicionais receitas mineiras ganham um sabor todo especial.

Localizada no interior do Rio de Janeiro, na cidade de Natividade, o grupo Bordados Natividade reúne cerca de 50 mulheres que dão charme a produtos utilitários e decorativos. São almofadas, nécessaires, capas de agenda, capa para notebook, entre outros.

Evento cultural

O Design da Mata começou em 2011, a partir do Núcleo Oikos e do Instituto Geração, com a participação das ONGs IPÊ-Instituto de Pesquisas Ecológicas, Instituto Socioambiental (ISA) e o Projeto Saúde & Alegria. Em 2014, novos parceiros participam do evento: A Gente Transforma; a comunidade Várzea Queimada do Piauí; Rede Asta; Arte Ameríndia; A CASA; Fundação Almeirinda Malaquias; e ONG Vagalume.

Durante o período do evento, o público também poderá participar de uma programação cultural que abordará diversos temas relacionados aos territórios e ao modo de vida das comunidades produtoras, tais como degustações gastronômicas, sessões de cinema, rodas de conversa com designers e artesãos, oficinas para crianças, vivências culturais, entre outros.

Serviço

4º edição do "DESIGN DA MATA" - Mercado de Artesanato com Design Brasileiro
Local: Avenida Pedroso de Moraes, 1684 (Vila Madalena)
Data: De 26 a 30/11/2014
Horário: Dia 26/11, das 17h às 21h; dias 27, 28, 29 e 30, das 11h às 21h.
Preços dos produtos: De R$ 10,00 a R$ 500,00
Entrada franca

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam.