Quinta, 21 de Agosto de 2014, às 15:20

Mais de 22 mil voluntários preparam atividades em 70 cidades do Brasil

Sexta edição do Dia do Bem-Fazer, campanha de voluntariado corporativo do Grupo Camargo Corrêa, será realizada no dia 24 de agosto, somando 300 ações do bem

release dbf alagoasAção do Dia do Bem-Fazer na Raia da USP em 2013

Pelo sexto ano consecutivo, o Grupo Camargo Corrêa vai reunir milhares de profissionais, familiares e parceiros em um grande evento de voluntariado. O Dia do Bem-Fazer 2014 será realizado no penúltimo domingo de agosto, dia 24, simultaneamente em 70 cidades do Brasil e em 15 países. Serão cerca de 300 ações de saúde, educação, infância, esporte, meio ambiente e melhorias de espaços coletivos, entre outras, com a participação esperada de 22 mil voluntários.

Profissionais voluntários de 13 empresas do Grupo Camargo Corrêa distribuídos por Brasil, Moçambique, Argentina, Paraguai, Peru, México, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, África do Sul, Egito, Estados Unidos e Espanha vão doar um dia para ajudar o próximo. Em Portugal e Cabo Verde o Dia do Bem-Fazer será em 4 de outubro.

Todas as ações do Dia do Bem-Fazer são planejadas com meses de antecedência. Os profissionais são estimulados a se organizarem em grupos para avaliarem as demandas das comunidades, as possíveis instituições ou públicos beneficiados e as oportunidades de parceria. A metodologia e sistematização são conduzidas pelo Instituto Camargo Corrêa (ICC), braço de investimento social privado do Grupo Camargo Corrêa.

O recorte local promovido pelos profissionais nas cidades em que atuam permite ações de caráter diverso e em sintonia com as demandas da comunidade. Levantamento conduzido desde 2009 revela que atividades relacionadas à educação e infância concentram 70% das atividades sugeridas pelos voluntários. São palestras, doação de livros e equipamentos, reformas de centros de ensino e saúde na primeira infância, entre outras.

"Os voluntários entendem que a educação é um caminho transformador na vida de crianças e de jovens e adultos", diz Francisco Azevedo, diretor-executivo do Instituto Camargo Corrêa. "Um dos principais objetivos do Dia do Bem-Fazer é melhorar o vínculo social, e a educação é uma ferramenta poderosa na integração de pessoas", conclui.

Em São Paulo, por exemplo, os profissionais da CCDI organizaram um dia de orientação sobre carreira profissional para os jovens atendidos pela instituição Vivendo com Arte. As palestras e oficinas serão realizadas na ETEC de Paraisópolis. Além da orientação profissional (dicas para montagem de currículo, entrevistas e depoimentos sobre as profissões), haverá atividades artísticas e palestra sobre sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis para os adolescentes.

A equipe da obra do Sistema Produtor São Lourenço, da Construtora Camargo Corrêa, a maior Parceria Público-Privada de saneamento em andamento no país, escolheu reformar a Escola Municipal Sará-Sará, em Ibiúna, interior de São Paulo, e realizar uma atividade de recreação e confraternização com os alunos.

Reforma e recreação também foram as atividades selecionadas pelos profissionais da InterCement e do Instituto Alpargatas em João Pessoa, Paraíba. Foram definidas oito escolas que passarão por um mutirão de revitalização. A Escola Municipal Frutuoso Barbosa, por exemplo, vai ter o teto refeito e ganhar serviços de zeladoria e pintura.

Já a Escola Municipal Idalina Azevedo, em Brumado, Bahia, ganhará uma nova biblioteca, com 16 prateleiras. O antigo espaço destinado aos livros vai se transformar em uma sala de "Fábrica de Músicos".

Profissionais da Construtora Camargo Corrêa em São Paulo vão dar continuidade à ação iniciada no ano passado com a Escola Estadual Professor Ceciliano Jose Ennes. Serão feitas reparações no local e também haverá a montagem de uma sala de cinema toda equipada. A instituição atende, em período integral, aproximadamente 600 crianças com idades entre 6 e 10 anos, da comunidade de Paraisópolis.

Os profissionais da Tavex, de Americana, definiram a Associação Americanense de Acolhimento, que atende 25 crianças em situação de vulnerabilidade social e protegidas por ordem judicial, como ação prioritária. A atividade conta com montagem de jardim, revitalização de espaços, atividades culturais com as crianças, arrecadação de roupas e brinquedos e oficina administrativa para os diretores da entidade.

Ano a ano o evento ganha capilaridade. As ações pularam de 72, em 2009, para 260 em 2013. Consequentemente, o número de voluntários envolvidos também cresceu exponencialmente, passando de 6 mil pessoas mobilizadas em 2009 para 20 mil em 2013.

As 13 empresas do Grupo Camargo Corrêa que participam da edição 2014 são: Alpargatas, Camargo Corrêa Desenvolvimento Imobiliário (CCDI), Camargo Corrêa S.A., Centro de Soluções Compartilhadas (CSC), Construtora Camargo Corrêa, CPFL Energia, Estaleiro Atlântico Sul, Grupo CCR, HM Engenharia, InterCement, Morro Vermelho Táxi Aéreo (MVTA), Participações Morro Vermelho (PMV) e Tavex Corporation.

Como nos últimos anos empresas convidadas também tomam parte do Dia do Bem-Fazer: Grupo Promon e Makro Engenharia realizam ações em Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Barueri (SP), Campinas (SP) e Belo Horizonte (MG). São parceiros estratégicos na realização do Dia do Bem-Fazer a Fundación Loma Negra, que atua na Argentina, e o Instituto Alpargatas.

Sobre o Dia do Bem Fazer

O Dia do Bem-Fazer acontece desde 2009, próximo ao Dia Nacional do Voluntariado, que é celebrado no dia 28 de agosto. O objetivo do Dia do Bem-Fazer é estimular e apoiar os profissionais das empresas do Grupo Camargo Corrêa na realização de ações voluntárias em prol das comunidades onde atuam, além de promover e divulgar a cultura do voluntariado.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando o desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, desenvolve quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam. Atualmente 152 projetos são desenvolvidos em 64 municípios brasileiros beneficiando diretamente 23,5 mil pessoas.