Quarta, 06 de Maio de 2015, às 20:01

InterCement e ICC mobilizam municípios para revisão do Plano Municipal de Educação

logo intercement     logo icc

O resultado do trabalho será apresentado para consulta pública durante o mês de maio em 13 municípios onde a holding de cimento do Grupo Camargo Corrêa faz investimentos sociais

Mobilizar secretarias de Educação e equipes técnicas de 13 municípios brasileiros para a elaboração de um documento que servirá de base para a composição do Plano Municipal de Educação (PME) para os próximos dez anos, alinhado as 20 metas do Plano Nacional de Educação é o grande objetivo do projeto que a InterCement e o Instituto Camargo Corrêa (ICC) desenvolvem desde dezembro de 2014 com apoio da Comunidade Educativa CEDAC, parceiro operador deste projeto.

Os municípios são: Nova Santa Rita e Candiota (RS), São Miguel dos Campos (AL), Jacareí e Cubatão (SP), Bodoquena (MS), Campo Formoso e Brumado (BA), Ijaci (MG), Santana do Paraíso e Pedro Leopoldo (MG), Conde (PB) e Cabo de Santo Agostinho (PE). Nessas localidades, a InterCement tem plantas industriais e realiza investimentos sociais em parceria com a comunidade e poder público.

"A revisão dos Planos Municipais de Educação deve ocorrer no mês de maio, quando haverá consultas públicas nos municípios para que a comunidade expresse como o município vai se organizar para atingir as 20 metas do plano nacional. A versão final do documento deverá ser aprovada pela Câmara de Vereadores de cada município no mês de junho", diz Flávio Seixas, Coordenador de Investimento Social Privado em Plantas do Instituto Camargo Corrêa.

A partir de 2009, quando, por emenda constitucional, o PNE passou de disposição transitória da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) para exigência constitucional com periodicidade decenal, municípios e estados foram convocados a discutir o tema com educadores e sociedade civil.

O apoio técnico da CEDAC está sendo realizado por meio de encontros presenciais e acompanhamento à distância realizados por consultores. No município é formada uma comissão responsável pelo processo de revisão, com participação dos profissionais da Secretaria de Educação representantes de órgãos do governo e da sociedade civil e responsáveis diretos pela elaboração do PME. Ao final desse projeto entre ICC, InterCement e municípios, haverá um seminário de avaliação.

Sobre a InterCement

A InterCement possui 40 fábricas, com capacidade de produção de 47 milhões de toneladas de cimento. É líder em Portugal, Argentina, Moçambique e Cabo Verde, vice-líder nos mercados brasileiro e paraguaio, além de ter relevante atuação na África do Sul e no Egito.

Sobre o Instituto Camargo Corrêa

O Instituto Camargo Corrêa (ICC) atua nas comunidades em que as empresas do Grupo Camargo Corrêa estão inseridas. Sua missão é articular e fortalecer organizações que contribuam para a formação integral de crianças, adolescentes e jovens, visando ao desenvolvimento comunitário sustentável. Para tanto, definiu quatro programas sociais: Infância Ideal, Escola Ideal, Futuro Ideal e Ideal Voluntário. Para cada programa são idealizados projetos que se complementam.