Ideal Voluntário

Grupo Camargo Corrêa mobiliza 15 mil pessoas em ações voluntárias

Quarta, 20 de Fevereiro de 2013, às 8:30
Dia do Bem-Fazer é uma das ações do Ideal Voluntário e reúne todas as empresa do Grupo Dia do Bem-Fazer é uma das ações do Ideal Voluntário e reúne todas as empresa do Grupo

O Grupo Camargo Corrêa mobilizou 15 mil pessoas em ações voluntárias em 2012, todas realizadas pelo Programa Ideal Voluntário, do Instituto Camargo Corrêa. Esse número é dividido entre profissionais do Grupo, educadores, profissionais de saúde e comunidades do Brasil e da Argentina. Ações como essas contribuíram para que o Brasil esteja entre os dez países com o maior número de voluntários - cerca de 18 milhões, um ranking divulgado pela pela organização britânica Charities Aid Foundation – CAF, o "World Giving Index 2012 – A global view of giving trends".

O levantamento também indica que cerca de 65 milhões de brasileiros ajudaram um desconhecido no último mês e 35 milhões contribuem financeiramente com causas sociais regulamente. Mesmo assim, o País ocupa apenas a 83ª posição no ranking dos países mais generosos em doações (liderado pela Austrália).

A pesquisa traça um panorama global das doações a partir de dados coletados em 146 países, a partir de 155 mil entrevistas, e revela tendências diversas do setor filantrópico. O estudo indica que, embora os comportamentos variem de acordo com a faixa etária, os números sugerem que, em geral, os jovens parecem menos solidários. Também aponta que, do total mundial de entrevistados, 44% ajudaram um desconhecido, a maioria dos doadores é do sexo feminino e que a população acima de 50 anos é a que mais contribui.